Assisi é exatamente como eu imaginava, uma cidade pequena que se pode ver em um dia. Se tiver pernas para um árduo sobe e desce de pequenas ruelas e escadarias. O meu hotel mesmo, fica no alto de uma escadaria, e se não fosse o motorista do táxi a me ajudar com a mala, eu teria sentado e chorado. Rs. É, chegando na estação tem-se que pegar um táxi, porque a cidade é no alto de uma colina. Optei pelo táxi porque com as malas não daria para encarar um ônibus, e fiz bem, porque o chofer era muito camarada. O trem de Firenze para Assisi é bem demoradinho, e seu destino é Foligno. Eu fiquei procurando Assisi no quadro de binários, e nada. Bem que podia constar no bilhete, né? Mas eu ainda fico craque nesse negócio de viajar de trem. Rs. Uma das atrações que mais me interessou, depois da Basílica de San Francisco, era a visitação ao Templo de Minerva. Que para minha surpresa é uma igreja, olhando por fora parece um templo de adoração a uma deusa. Bem, mas a igreja é muito linda, valeu! Na Basílica, que é imensa, tem acho que três igrejas e eu não devo ter visto algo, porque é um entrar e sair de prédios, com um bando de turistas italianos, bastante agitados, que causa certa confusão. Aliás, onde há italianos reunidos é a maior euforia. Os padres, da Basílica, pediam silêncio o tempo todo. É difícil o pessoal se dar conta que é um ambiente de reflexão e não de agitação. Outra coisa que tenho observado é que falta bom senso para escolher os lugares onde sentar ou se apoiar. Deveria haver uma cartilha do bom turista que instruísse a não sentar nos monumentos ou atrações, para que outras pessoas os possam fotografar. Ou, fazer a sua foto e sair da frente para que outros também possam fazer. Agora, eu já comecei a pedir que se afastem, na maior cara dura. Qualquer monumento, estátua ou escadaria serve para acamparem e fazerem seus lanches. Puxa, com tantos lugares têm que ser justo em frente às atrações? As fotos ficam uma beleza, com um montão de gente desconhecida amontoada. Pior é que tu paras em frente com a máquina posicionada e eles nem se mexem. Acho que em Roma vou ter de sair às 6h da manhã para fotografar. Rs.
Além de algumas igrejas e um monte de lojinhas, Assisi tem um lugar que eu adorei: Rocca Maggiore. É uma fortaleza medieval, bem ao estilo que eu mais gosto. Adoro passear por entre os ambientes imaginando como teria sido a vida ali, em épocas de tão poucos recursos. Por isso, se vivia tão pouco tempo, a vida era um sacrifício só. Mas a fortaleza é bela e tem uma vista esplêndida. Vale a subida até lá.
Oi, querida! Que bom que estás gostando, pois eu, aqui, estou amando. Obrigada pela notícia sobre os filhotinhos da Pretinha, ficou bastante aliviada e permaneço com os dedos cruzados para o Mike aceitar um, como filho adotivo. Beijão.
ResponderExcluir