domingo, 27 de maio de 2012

Quatro giorni a Roma

No primeiro dia em Roma chegamos às 12h, de trem. Nosso B&B era quase em frente à estação Termini, mas a senhora que nos recebeu, ofereceu-nos uma suíte no outro B&B que eles têm, na via Palestro, 44, coincidentemente, a rua em que eu e a Paulinha jantamos algumas vezes no ano passado. É um pouco mais distante da Termini, mas o quarto é bem melhor. A facilidade de se hospedar nessa região é que além de poder ir a pé da estação para o hotel,  na estação também tem um terminal de ônibus que se pode pegar para todos os lugares. Como só nos restou a tarde, optamos por caminhar do monumento Vitório Emanuelle até a Piazza Del Popolo, passando pela Fontana di Trevi, Pantheon, Piazza Navona, na qual paramos para tomar um café. No Campo Dei Fiori já não haviam mais as barracas de frutas e verduras, somente de acessórios e souvenirs. A diante, da Piazza di Spagna fomos até a Del Popolo, que no alto tem o Jardim Pincio e descemos pela Via della Trinita del Monti para chegar à Piazza di Spagna pelo topo da escadaria. Ah, também estivemos na beira do rio, onde eu nunca fui antes. Esta parte da cidade, entrecortada pelo rio, é muito bonita. Hoje, nosso almoço foi na Termini, num restaurante self service bem bom. Comemos um pãozinho de azeitonas, sensacional! À noite, passamos no super e fizemos compras para nossas "colazioni", já que no hotel tem frigobar dá para comprar um yogurte, um queijinho cremoso, um suquinho...


Pantheon
Piazza Navona
O nome desse bar é Dolce Vita, como o blog

esse é menor que o Smart
escadaria Piazza di Spagna
Piazza Del Popolo
vista do alto do Jardim Pincio
Pincio






No segundo dia, pegamos o ônibus 75 na Termini rumo ao Palatino, Foro Romano e Coliseu, mas ao chegar lá, havia uma placa informando que estavam numa assembléia do sindicato e só abririam às 12:30h. Então saímos caminhando pelo lado esquerdo do monumento Vitório Emanuelle e passamos pelo Teatro Marcello, Templo di Vesta e Templo della Fortuna Virilis,  Circo Maximo, até as Termas de Caracala. Este foi um dos lugares que eu mais gostei de ter conhecido, em minhas viagens. Além de ter as ruinas, há uma área gramada e lindas árvores, com um astral bem gostoso. Certamente, vale uma parada para relaxar, principalmente se visitá-lo num dia de sol e temperatura amena. Logo em seguida, fomos para a visitação ao Palatino, Foro Romano e Coliseu. O dia estava ótimo, com sol e rendeu belas fotos. Embora seja um passeio que eu já fiz, adorei fazer de novo. À noite jantamos no restaurante que faz meu "contorno" predileto, melanzane a la parmeggiana. Hummm, que delícia!
Preço do ingresso das Termas, 6 euros e do Coliseu, Foro e Palatino, 12 euros.


Teatro Marcello





Adoro essas árvores
Palatino
Foro Romano







uma paradinha para descansar


loja da Zara



No terceiro dia, começamos passeando pelos jardins da Villa Borghese. Esse parque é bastante grande e em duas visitas ainda não o conheço todo. É recomendável alugar uma bicicleta, pois na sequência tem o Pincio e dá para conhecer os dois, pedalando. Nós passeamos um pouco e descemos pela via que dá na escadaria da Piazza di Spagna, para pegar o metrô e seguir para o Vaticano. Quando chegamos na Piazza San Pietro tinha uma fila enoooorme para visitar a Capella Sistina, com turistas e mais turistas, e até um cardeal passou por nós, com aquela roupa preta com vermelho, parecia surreal. A Capela é bonita, tem os túmulos de vários papas e é decorada em cada centímetro, do chão ao teto. Saindo de lá, fomos até o Castelo Sant´Angelo, mas não sem antes fazermos uma pausa para um café, ainda mais que já eram quatro horas e ainda não havíamos almoçado. Recarregadas as energias, visitamos as imediações do castelo e voltamos para a estação do metrô, passando por uma série de lojinhas e feirantes, não foi possível resistir e agregamos peso às malas. 
Na volta para Roma, optamos por jantar próximo à Fontana di Trevi e ficar por lá, para vê-la à noite, toda iluminada e depois ir até o Coliseu, que iluminado é fantástico!




Villa Borghese
Piazza San Pietro

Pietá


Castelo Sant´Angelo

Ciclovia na margem do rio



Fontana Di Trevi ao anoitecer


No quarto e último dia, para o qual não tínhamos programação, aproveitamos para comprar os bilhetes de volta para Milão e depois irmos conhecer o Trastevere, um antigo bairro de Roma, chamado o bairro judeu. Descemos na ponte da Isola Tiberina, que tem seu charme, e caminhamos pelas margens do rio, onde as pessoas fazem cooper e andar de bicicletas. E, logo após, mergulhamos no Trastevere. A d o r e i!!!! É autêntico, com casas muito velhas, roupas penduradas nas janelas e a vizinhança conversando nas ruas estreitas. Além de ter muitos bares, restaurantes e lojas de roupas e decorações. Quase todos os prédios tem flores, que na primavera dão um toque colorido às construções velhas e desbotadas, deixando o bairro muito acolhedor. Escolhemos um bar na piazza em frente a Basílica di Santa Maria in Trastevere, para tomarmos um vinho, que eu aprendi a gostar nessa viagem, o Montipulciano d`Abruzzo. Esse lugar tem mesinhas e sofás na rua e fica bem em frente ao chafariz, onde se apresentam os artistas de rua. Nesse dia, era um grupo que tocou até algumas músicas brasileiras. Além do vinho, serviram batatas chips e amendoins, sem cobrar nada, nem serviço, um dos lugares mais honestos daqui. Hummm, foram alguns minutos de relax total, ouvindo a música, bebendo e apreciando a harmonia desse lugar encantador. Bem, com um gelato de pêra encerrei o Trastevere, e fiquei louca para voltar, breve. Voltamos caminhando pelo gheto, Campo Dei Fiori e Piazza Navona e quando as pernas já não podiam mais aguentar, pegamos o ônibus para nosso hotel, pois ainda tínhamos as malas para fazer, pois esse foi o último dia de passeios em Roma, dessa viagem, é claro! Amanhã, maratona de trens e aviões até chegarmos em casa. 
Para chegar ao Trastevere, partindo da Termini, basta pegar o ônibus "H", é rapidinho e chegando lá, é só caminhar, fotografar, comer e curtir.


Espero que nossos relatos contribuam de alguma forma para aqueles que desejarem passar por onde andamos.


Ciao carini!
Baci.



Isola Tiberini


minha igreja predileta em Roma

Trastevere












































Nenhum comentário:

Postar um comentário